quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Confiança ou tirania?

Imagem: google
“Eu entrego tudo... “, “Cristo é tudo que eu preciso...” As palavras que deslizam sobre nossa boca enquanto  nós cantamos elas. Mas não é tão fácil escolher nos colocar em posição onde nós temos de descobrir se Ele realmente é tudo que nós precisamos.

Nossa tendência natural é segurar com força, tentar proteger e preservar o que nós pensamos que não podemos viver sem. Estamos com medo de que se entregarmos tudo a Deus, nossa saúde, nossos bens materiais, nossa família, nossa reputação, nossos planos de carreira, todos os nossos direitos, nosso futuro, ele pode tomar para ele! Ele pode levar-nos para cima!

Muitos de nossos temores sobre abrir mão do controle total de nossas vidas a Deus caem em quatro categorias. Se eu entregar tudo a Ele. O que acontece...
Provisão. – Terei o que eu preciso?
Prazer. – Eu vou ser feliz?
Proteção. – Será que eu (e aqueles que eu amo) estará seguro?
Relacionamentos. – Minhas necessidades de relacionamento serão atendidas?

As páginas da escritura estão temperadas com a história de homens e mulheres que arriscaram tudo para seguir Cristo. Às vezes nós pensamos sobre aquelas pessoa como se elas fossem meras figuras sem vida em um museu de cera; nós esquecemos que elas eram pessoas reais que tiveram de lidar com questões da vida real.
Tome, Abraão como exemplo. Nós pensamos de Abraão como um super-herói, um homem de fé muito elevada. E ele era. No entanto, ele teve que enfrentar muitos dos mesmos problemas e temores com os quais lutamos.

Uma e outra vez, a fim de avançar em sua relação com Deus, Abraão foi chamado para fazer uma nova entrega a Deus. Para fazer isso exigia que ele deixasse, entregasse o controle, andasse sobre um limbo, e confiasse em Deus o que ele não poderia ver.

Quando o invisível, o Deus desconhecido falou e disse Abrão(como ele era conhecido na época) para se aventurar e deixar para trás tudo que era familiar e confortável, ele foi confrontado com uma escolha:  ficar ou ir. O registro bíblico não nos diz em que medida, se for o caso, Abram lutou com sua decisão. Tudo o que sabemos é que ele foi (Gn 12:1-4). Ele escolheu a amizade com Deus sobre todas as relações humanas, apegos  terrenos e segurança visível.

Foi a fé no caráter e nas promessas de Deus que permitiu a Abraão e sua esposa, Sarah, abraçar um estilo de vida itinerante em tendas, durante mais de 25 anos.
Foi a fé nas promessas de Deus que sustentaram o casal através de décadas de infertilidade e anseios não realizados.

Foi a fé nas promessas de Deus que Abrão motivado  entregou a melhor opção de terra para seu sobrinho Ló e confiou que Deus iria prover uma herança adequado para ele (13:1-11).
Foi o caráter e as promessas de Deus que deu a  Abrão coragem (com a idade de setenta e cinco!) Para conduzir máquina militar maciça do aliado reis do Oriente, a fim de resgatar seu sobrinho errante (capítulo 14).

Quando Abraão foi tentado a temer represálias dos reis derrotados, Deus reforçou a sua fé com uma prova de suas promessas: "Não tenha medo, Abrão. Eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão "(15:01).

O que Deus estava falando? Eu sou sua proteção e provisão; se você me tem, você tem tudo que você precisa. Então.... confia em mim!

Os momentos de entrega que Abraão enfrentou ao longo de sua vida podem ser semelhantes a alguns que você já enfrentou: deixar a família e os amigos para trás e se mudar para uma nova cidade onde não conhecia ninguém. . . fazer escolhas de sacrificar seus próprios interesses para o bem dos outros. . . mantendo o seu engajamento e buscando o coração de um parente rebelde. . . vivendo com a infertilidade. . . recusar uma oferta lucrativa que você sabe que não é agradável a Deus. . . desistir da vida de uma criança.

Se nós não confiarmos nas promessas de Deus e, por tanto, não caminharmos sobre a  fé e entrega, vamos finalmente nos encontramos em cativeiro para as próprias coisas que nós recusamos a entregar. Nós vamos acabar sendo controlado por aquilo que estamos tentando manter dentro do nosso próprio controle.

Confiança ou Tirania. Esta é a escolha. Confiança nas promessas de Deus. Confie nas promessas de Deus que irá libertar você para viver com alegria sob  Seu Amoroso comando - ou viva sob a tirania de que você não vai se  entregar.

Deus quer que experimentemos a provisão, proteção, e os relacionamentos pessoais. Mas Ele quer que procuremos no único lugar onde eles podem ser encontrados - Nele. E Ele não quer que nos contentemos com substitutos.


O que você precisa para confiar em Deus hoje? Como você faz essa escolha de entrega, qual de Suas promessas você vai se agarrar?

Tradução: kesley Siqueira

Original disponível em: http://www.truewoman.com/?id=2125

Nenhum comentário:

Postar um comentário