quinta-feira, 30 de março de 2017

O que fazemos quando Deus nos diz NÃO?



Imagina que estivesse em um namoro e sua parceira te diga que te ama, e te quer, e encanta passar tempo contigo, mas você observa um padrão de comportamento estranho em seu relacionamento. Cada vez que saem e estão juntos, sempre te pede que compre algo. Roupa. Um novo celular. Entradas para um concerto. E não tem uma só conversa que não termine com "Me compra isso?". Pronto, te dá conta que seu cartão de crédito não pode aguentar todas essas compras e diz a sua parceira: "Perdoa-me, meu amor, mas eu não posso comprar-te nada". Outro dia termina contigo por mensagem de texto dizendo: 'Eu não posso estar com alguém que não me ama. Eu nunca te quero ver". Porque você não deu o que lhe pediu, ela não quer estar contigo.

Talvez te sintas triste por um tempo (ou talvez aliviado), mas qualquer amigo te diria, "Ela nunca estava apaixonada por você, estava apaixonada pelo que você podia oferecer". Te quero mas eu não te obedeço, você me obedece. E se não cumpre ou responde da maneira que eu quero, rompemos. Claro, nunca diríamos isso, mas assim agimos. Realmente não queremos a Deus, queremos o que Deus nos pode dar.

Faça-se minha vontade?

Para muitos de nós, nossa relação com Deus se parece a um namoro disfuncional. " Te quero, te amo, quero está contigo, mas que não se faça a Sua vontade, faça-se minha vontade!" Te quero mas eu não te obedeço, você me obedece. E se não cumpre ou responde da maneira que eu quero, rompemos. Claro, nunca diríamos isso, mas assim agimos. Realmente não queremos a Deus, queremos o que Deus pode dar.

Muitas vezes nos aproximamos de Deus como se fora o gênio da lâmpada. Pedimos coisas, mas quando Deus não cumpre nossos desejos, o rejeitamos e cobrimos nosso egoísmo com desculpas como: "É que Deus não responde minhas orações". "É que Deus não me escuta", "É que Deus não é justo". O fato de que Deus não te tem dado tudo que seu coração deseja não significa que ele não existe ou que ele não te escuta, simplesmente Ele tem um plano e parâmetro diferente para te santificar do que você.

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ensinou a pedir que Deus cumpra Sua vontade e não a sua (Mt.6). De fato, não somente ensinou, mas também lhes mostrou o significado desta oração em sua própria vida quando foi ao jardim de Getsêmani a orar a seu Pai.
E indo um pouco mais para adiante, caiu sobre Seu rosto, orando e dizendo: "Pai meu, se é possível, que passe de mim este cálice, mas não seja como Eu quero, sim como Você quer" (Mt.26:39). Logo repetiu essa oração. " Pai Meu, se este cálice não pode passar sem que eu a beba, faça-se Tua Vontade"(Mt. 26:42). Embora Jesus pediu a Deus que mudasse seus planos soberano, sua maior petição foi que fizesse Sua Vontade.

Jesus não conduz seu relacionamento com seu Pai com base ao cumprimento de seus desejos. Sabendo o caminho que tem adiante, se humilhou diante de seu Pai e abriu seu coração. Chorou com seu Pai e compartilhou o que se pesava sobre seu coração. E alguns diriam " Bom, mas aparentemente Deus não respondeu ou não o escutou", mas qualquer pessoa que pensa assim ainda não entende o propósito  da oração.

Que queres que Deus mude em sua vida?

Muitos de nós oramos em momento de aflição pedindo que Deus solucione nossas circunstâncias imediatas. "Estou enfermo, retire esta enfermidade". "Estou deprimido, retira-me esta depressão", "estou em dívida, retire estas dívidas". Mas a vontade de Deus não é mudar suas circunstâncias, mas mudar seu coração: salvando-o do seu pecado através da obra de Cristo e o poder do Espírito, e santificando-o em semelhança a Cristo pelo poder do Espírito.

E muitas vezes a resposta de Deus não é mudar suas circunstâncias, mas te fortalecer em seu evangelho, para que possa aguentar a dor do momento, obedecer ao Pai, permanecer fiel, e como resultado, crescer em santidade.
.
E no caso de Jesus, quando o Pai escutou a oração de seu filho, Lucas 22:43 nos disse: "Então apareceu um anjo do céu, que o fortalecia". O pai fortaleceu a seu filho para que pudesse permanecer fiel em meio da dor. E você pensa. "Bom, então, que me envie um anjo. Eu quero ser fortalecido. Isso seria uma grande amostra de seu amor".

Deus fez algo maior. Enviou a seu filho Jesus. Ele lhe disse "não" a Seu filho para poder dizer-lhe "sim" a nós. Permitiu que seu filho experimentara a dor e a aflição de nossos pecados, que bebesse a copa que nós devíamos beber, para que nós pudêssemos receber a salvação e a santidade de Sua justiça. Ele derramou sua ira sobre Ele para salvar-nos de um inferno eterno de ira sobre nós


A vontade de Deus foi sacrificar a Seu filho para salvar a Seu povo. E não importa em que situação te encontres hoje, a vontade de Deus é te santificar e te fazer mais como ele.

Autor: Steven Morales
Tradução: Kesley Siqueira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário