segunda-feira, 13 de março de 2017

A solteirice não é um problema a ser resolvido



Há pouco, recebi um correio eletrônico de uma mulher de uns vinte anos, pedindo-me um conselho. O desejo do seu coração é casar-se mas ela não vê nenhuma possibilidade por perto. Me contava do seu amor por Jesus e seu desejo de buscar pureza. Esse desejo tem levado-a abster-se de ter relações românticas frívolas que muitos adultos jovens ao seu redor desfrutam.
O precioso correio eletrônico desta mulher me fez chorar durante a leitura como ela deixava descoberto a solidão que sente, o desejo intenso de que um homem piedoso a busque e os sentimentos dolorosos ao não ser desejada, pois não há  a quem amar.
A dor do amor perdido
Posso identificar-me com ela em muitas das suas emoções. Em meu tempo de solteira, recordo haver tido esses mesmos sentimentos. Desejava ser amada incondicionalmente por alguém que me valorizasse tal como sou, com cada mancha, imperfeição e pecado. Meu coração se ressentia do jovem que havia terminado comigo depois de dois anos de relacionamento e eu lutava com sentimento de rejeição.
Sem dúvida, Deus em sua misericórdia não me deixou ali. Através da minha angustia, me aproximou mais a Ele para encontrar consolo em sua Palavra, onde aprendi a confiar em que o Senhor nega nada bom aqueles que andam em integridade (Sl 84:11).
Durante esse período de espera, li um livro que me ensinou a ver corretamente as relações. Se chama A busca do amor escrito por Elisabeth Elliot. Me inspirou a viver uma vida contracultural ao negar-me a ser parte daquelas mulheres que buscam um homem desesperadamente; mas bem, decidi esperar que o homem certo me buscasse. Um capitulo em particular desse livro alterou minha vida. Se intitula: o matrimonio: um direito ou um presente?
A ajuda de Elisabeth Elliot
Neste curto capítulo, fui confrontada com a realidade de que havia crescido com a expectativa de casar-me. "Isso era o que eu queria, então é claro que Deus me daria", pensava. Porém de uma maneira sensata Elisabeth Elliot corrigiu minha imperfeita forma de pensar e voltei alinhae completamente minha perspectiva.
Se está solteira agora, a porção atribuída para você hoje é a solteirice. É um presente de Deus. A solteirice não deve ser vista como um problema, tão pouco o matrimônio como um direito. Deus em sua sabedoria e amor nos concedeu qualquer deles como um presente.

A solteirice é um presente! Acaso é uma piada? Estava em choque e me senti ofendida a primeira vez que meus olhos leram essas palavras. Porém, foram a voz de Elisabeth Elliot junto com a do apóstolo Paulo (1 Cor 7:7) as que me impulsionaram a deixar de ansiar uma relação inexistente para buscar a Jesus com todo o coração e para viver a vida que ele me tem dado.
Se queres aproveitar o máximo a solteirice enquanto deseja casar-se, a continuação compartilho alguns pontos práticos que aprendi durante o tempo que me coube esperar.



1. Aceitem as oportunidades únicas que tem como solteiras
Como nos recorda o apostolo Paulo, o casado tem a dupla responsabilidade de agradar tanto o Senhor como sua esposa. Não obstante, quem ainda não se casou somente necessitam preocupar-se de agradar a Jesus.

Porém, quero que estejam livres de preocupação. O solteiro se preocupa pelas coisas do Senhor, como pode agradar ao Senhor. Mas o casado se preocupa pelas coisas do mundo, de como agradar sua mulher, e seus interesses estão divididos. A mulher que não está casada e a virgem se preocupa pelas coisas do Senhor, para ser santas tanto no corpo como no espírito: mas a casada se preocupa pelas coisas do mundo, de como agradar a seu marido (1 Co 7:32-34)

Como solteiros, tem a liberdade única que as permite servir de maneiras que poderiam se impossíveis com uma família. Desfrutem a liberdade que as permite em sua agenda. Vão a missões, construam relacionamentos profundos com amigos, passe um pouco mais de tempo na Palavra de Deus e leiam livros inspiradores que avivem sua fé. Usem seu presente da solteirice como uma forma de edificar e bendizer a igreja.

2. Assuma riscos
Confiem em que não importa o lugar onde esteja, se Deus planeja que se case, ele justamente os guiará a pessoa indicada e no tempo certo.  Temos uns amigos muito amorosos que saõ um grande exemplo disto. Como solteiros não se conheciam. Ambos se foram a viver a um distante lugar da Africa para servir com a mesma agencia de missões. Não imaginavam que Deus juntaria seus caminhos em essas quentes areias do deserto e que voltariam a casa um ano depois comprometidos para casar-se.
Minha amiga me disse " meu marido viu quase sem tomar banho e sem maquiagem por um ano. Ainda assim queria casar-se comigo! Isso é amor"". Não deixem que o medo os paralise e evite que vão a lugares que se lugares que podem ser difíceis por temer a não conhecer seus futuros cônjuges. Deus é mais grande que nossos melhores planos.
3. Recorda que o sexo não é o principal
A sociedade o encanta mentindo   dizendo que não podemos viver sem romance nem sexo. Lamentavelmente, vemos que cada vez mais e mais jovens creem. Não obstante, Deus promete satisfazer todas nossas necessidades em Jesus Cristo (Fil 4: 19). Nossa alegria, nossa plenitude e nossa satisfação ena vida vem ao conhecê-lo, não ao buscar prazeres momentâneos em uma relação ou inclusive em um matrimônio.

Viver uma vida de preza e devoção a Deus trará muito mais alegria que qualquer prazer físico ou relacionamento jamais poderia dar-lhes.
4. Encontrem o amor completo e incondicional em Jesus
O desejo de ser conhecido e amado completamente somente é satisfeito por meio de um relacionamento real com Cristo. Nenhuma pessoa pode amar-lhe melhor que ele. Ele conhece cada pecado secreto, cada imperfeição evidente. Se estão escondido nele por fé, estão coberto por seu precioso sangue. São perdoados, liberados e amados. Guardem esta verdade e confiem que Ele pode ser e será suficiente para vocês.
Em qualquer tempo de espera que Deus possa ter para vocês, escolha florescer onde estão plantados. Aceite a vida que Deus os tem chamado para viver, seja como solteiro ou casados. Confiem que ambos chamados são presentes preciosos da Graça, ambos com dificuldades dolorosas e esmagadora.
A felicidade não se encontra ao achar a alma gêmea, mas através de encontrar a satisfação em um Salvador amoroso que os tem comprado e os tem feito filhos amados do Rei.
Publicado originalmente desiringGod.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário