terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VIVA UMA VIDA DESAPERCEBIDA

VIVA UMA VIDA DESAPERCEBIDA Paul Tripp
Resultado de imagem para enoque tumblr
Viva uma vida desaparecida
Não sabemos muito sobre o homem chamado Enoque
A bíblia não menciona nenhum detalhe sobre sua vida,sobre suas maravilhosas proezas, sobre suas batalhas ganhadas ou sobre suas viagens feitos por fé como faz com outros personagens bíblicos. Todo o que sabemos é que ele foi a sétima geração entre Adão e Noé, que seu pai foi (JAREDE) e  que seu filho foi o famoso ancião Matusalém (ver Gênises 5:18-24)
Apesar de ter tido uma vida comum e normal (em termos de importância histórica e detalhe bíblico), Enoc é a segunda pessoa consagrada na famosa caminhada da fé de Hebreus 11.
Vidas que passam desapercebidas. 
Vidas que pasan desapercibidas
Qual a razão para haver incluído Enoque entre homens como Noé, Abraão e Moíses? Eu tenho uma teoria: assim como Enoque, nós teremos vidas que passarão desapercebidas.
Não me entendam mal. Não estou dizendo que não seremos influentes nem que seremos ignorados. O que quero dizer com isso é que simplesmente a maioria dos cristãos nunca chegarão a ficar registrado em livros de histórias.Somente teremos uma pequena quantidade de seguidores no twitter e facebook. A maioria de nós não terá um milhão de pessoas lendo nossos blogs e quando morremos, além do círculo leal de familiares e amigos íntimos, os detalhes de nossas vidas serão largamente esquecidos por aqueles que nos conheciam.

Desencoraja-o essa realidade? Sejam honestos: é tentador pensar que não poderemos marcar a diferença. É fácil pensar que o que somos, o que cremos e como vivemos não impactará a outros. Acaso não somos somente biologia momentânea no radar universal do espaço e do tempo?

Agradavél a Deus

A história de fé de Enoc desafia nossa visão pessimista  de nosso significado e propósito. Isto é o que diz Hebreus 11:5: "Pela fé Enoc foi retirado deste mundo sem experimentar a morte; não foi encontrado porque Deus o levou mas antes de ser encontrado recebeu o testemunho de haver agradado a Deus.

Ainda quando não sabemos nada sobre este homem, a breve menção em Hebreus 11 nos confronta com a realidade de que DEUS nos nota e importamos a Ele.
A única maneira em que Deus poderia ter agrado da vida de Enoque era notando-a, e a única razão para que Deus a teria notado é porque se importava. Isto significa que a vida de Enoque, embora era "insignificante" em termos humanos, estava longe disso. Como poderia haver outra vida mais importante que uma que é levada em conta pelo Senhor do céu e a terra e é elogiada por ele?
Você vê, a história de fé de Enoque nos diz que o último significado e propósito não são encontrados no poder político, na influência cultural, na importância histórica ou na acumulação de riqueza. Você pode ter todas essas coisas e ainda ser assediado por sentimentos de falta de sentido. O único lugar para encontrar significado e propósito que causa a paz e produz satisfação está no relacionamento vertical com Deus.
A história de Enoque nos ensina que os olhos de Deus, nenhum de seus filhos é insignificante nem passa desapercebido.


Uma história mais
Há algo mais que deve ser mencionado sobre a pouca importância da vida de Enoque, porque, de fato, temos uma consulta que veio da boca desse homem pouco conhecido. É uma profecia, encontrada em Judas 1: 14-15, sobre o julgamento de Deus contra o mal:
Enoque, o sétimo patriarca de Adão, também profetizou sobre eles: "Olha, o Senhor vem com milhares e milhares de seus anjos para julgar e repreender todos os pecadores que são ímpios por todas as ações malignas que tem cometido e por todos os insultos que eles ofereceram contra ele 

Nesta citação, de um homem que conhecemos tão pouco historicamente, somos informados de tudo o que precisamos saber sobre seu coração em termos morais: Enoque estava profundamente preocupado com o bem e o mal. Esta profecia não comunica as palavras de um homem irritado e vingativo, mas revela o coração de um homem cujo coração se quebra quando ele considera a santidade de Deus e a iniqüidade do ser humano.
Novamente, há lições que podemos tirar da vida de Enoque. Primeiro, a fé vertical produz consciência moral. Em segundo lugar, a consciência moral produz os olhos que vêem o mal e um coração que dele se importa. E em terceiro lugar, quando suas vidas são moldadas pela consciência moral, deixam um legado de bem o que quer que sejam, onde quer que vivam e o que quer que façam.

Pessoas insignificantes por todos lados

O punhado de pessoas que se inscrevem nos livros de história não são aqueles que geram grande parte do impacto para o que é certo, bom e verdadeiro na comunidade humana, mas são as inúmeras massas de personagens desconhecidos que fazem o que é certo, falam o bem e influenciar os outros para que eles se importem com o que é bom.

Deus avança sua justa causa através de centenas de milhares de pessoas "insignificantes", como Enoque, que estão comprometidas com o que é certo onde Deus as colocou.

Finalmente, é necessário dizer que, acima de tudo, a história de Enoque é uma história de graça. Enoque era um pecador como o resto de nós e os pecadores tendem a se preocupar mais com seus próprios desejos, sentimentos e necessidades do que o que Deus diz é certo. É difícil deixar um legado de bem quando estamos tão consumidos por nós mesmos.

No entanto, quando a graça entra em nossas vidas e muda radicalmente nossos corações, começamos a nos preocupar com o que Deus diz que é certo e queremos que nossas vidas o agradem. Começaremos a lamentar, não só pelos nossos pecados, mas pelo mal que nos rodeia e nosso lamento se transformará em ação.

A graça captura as pessoas perdidas e sem objetivo e infunde suas vidas com significado e propósito moral, e para essas pessoas, a consciência moral não é um fardo, mas é uma alegria porque a graça fez com que amem a Deus e aos outros mais do que o que eles amam a si mesmos.


Essa foi a história de Enoque, e pela graça, pode ser sua também.
Retirado do site: http://www.accesodirecto.org/index.php/recursos-cristianos/articulos/vivan-una-vida-desapercibida/#.Wmd8Oa6nGM9

Autor: Paul Tripp
Tradução para o português: Kesley Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário