sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Votos de casamento


Dad_and_bride

Algumas semanas atrás, eu participei de um casamento lindo, onde eu especialmente apreciei o sermão sobre os votos de casamento dado pelo pai da noiva, Mark Lauterbach. Eu pedi por suas anotações e ele gentilmente compartilhou-as comigo. Eu estou postando elas aqui hoje para que nós possamos nos beneficiar de sua sabedoria e refletir sobre o que é nós estarmos realmente e esperando no casamento cristão.

“Jeremy, hoje estou entregando minha filha para está sob seu cuidado e amor. A escritura diz que ela está nos deixando e unindo-se a você, e que esta nova união de marido e mulher tem a maior prioridade humana para vocês dois. Dentro de poucos minutos Deus vai falar de maneira inaudível e fazer vocês dois em um – permanentemente unidos até a morte. Ele vai fazer você a cabeça de Raquel como Cristo é cabeça da igreja. Seu chamado é a tarefa insondável de ser um reflexo para o mundo ver do amor de Jesus por sua igreja [ ao escrever esta passagem sob a inspiração do Espírito Santo, o apostolo] Paulo não apenas ordenou ao homem amar as suas mulheres, ele é a raiz que ocupa o próprio Evangelho. O amor de Deus em dar seu filho como sacrifício e salvador da humanidade ingrata e deformada é seu modelo. Ele não considerou seus próprios interesses, mas procurou o bem das pessoas amadas. Ele sacrificou tudo que poderia ser sacrificado por ela – ele deu sua vida. Paulo acrescenta que assim como Jesus nutre e cuida da igreja, assim você é para nutrir e cuidar de Raquel. Em termos mais práticos isto vai ficar assim: em 5 e dez e 20 anos Deus vai usar você para motivar Raquel a vir a plena expressão do caráter, graça, amor e usar dos seus dons para servir aos outros. Sua alma, mente, saúde, beleza e afeições vai florescer assim como cuidar dela. Você vai cuidar dela e ela vai florescer. Você entregará sua vida pela dela".

“Raquel, em poucos minutos sua identidade vai mudar. Você não já  será mais,  em primeiro lugar, a filha de Mark e Rondi Lauterbach, você será esposa de Jeremy Ellis. E os dois de você se tornarão parte da família do outro também. Paulo descreve seu papel como é diferente de Jeremy. Seu chamado é para ser um reflexo de como a igreja se relaciona com seu Salvador. Submissão é a palavra, e é qualificada pelo amor e carinho que fazem parte da relação da igreja com Jesus. E significa, simplesmente, que sua vida é para transformar de Jeremias, ajudá-lo a crescer, a respeitar sua responsabilidade diante de Deus, para honrá-lo. Todas suas características da graça, todos os seus dons e habilidades e habilidades são para ser usados para complementar Jeremias.  Não é um papel passível, mas uma busca ativa de piedade. Assim como Jeremias foi chamado para amar você, você é para dar a vida por ele. Paulo dá observações sobre qual finalidade deste mistério. Este não é um relacionado focado na hierarquia, mas uma união que aprende a unicidade. Os dois se tornam uma só carne. Parceria é o objetivo designado pelos papeis e parceria é apenas onde ambos são enriquecidos e aprofundados. Novamente e mais uma vez Paulo observa isto, que relacionamento de marido e esposa é criado por Deus para ilustrar a relação de Jesus com a igreja, e que vem com um grande encorajamento de fé. Por mais que você deseja ter um rico e crescente casamento, Deus está mais comprometido com isso. Ele tem apostado sua reputação sobre a imagem que ele vai desenhar com vocês. Ele quer que as pessoas vejam um esboço da sua graça redentora através de vocês dois.  Isso significa que você não está sozinho. Todos recursos de Deus- Pai, Filho, Espírito Santo – são seus e para vocês. Isto vai ser sua ancora e esperança naqueles tempos difíceis que virão”.


O que eu apreciei sobre este sermão é que ele esboçou muito claramente a razão de Deus ser glorificado pelo casamento. Curiosamente, ele também destacou para mim a razão de Deus ser glorificado por ser solteiro. Em qualquer estado, nós não somos nosso próprio. Nós somos o povo de Deus, comprados pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para redenção de nossos pecados. Todos os recursos de Deus são nossos. E ele é nossa âncora e esperança em tempos difíceis que estão por vir. Casado ou solteiro, cada um de nós temos a promessa que o Senhor irá nos deixar nem nos abandonará. Há um particular mistério sobre isso dentro da união de casamento, mas ainda somos ecos dele mesmo enquanto nós exercemos a masculinidade e a feminilidade bíblica como adultos solteiros.

Tradução: Kesley Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário