quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Quando o sofrimento não tem fim

Resultado de imagem para tristeza tumblr
Para muitos de nós, quando atravessamos uma prova ou um período de sofrimento, este chega a seu fim. Depois de uma temporada de desemprego, obtemos um novo trabalho; depois de um tempo de enfermidade ou de problemas de saúde nós melhoramos; depois de um período difícil de conflito matrimonial, o resolvemos e saímos fortalecidos da situação.
Porém, às vezes, para alguns de nós, os problemas não tem fim. O sofrimento não desparece. Não importa quanto oremos e lemos a Bíblia, a depressão aumenta; o câncer resiste ao tratamento, nosso filho ainda resiste a Cristo; quebramos e perdemos a casa.
O que fazemos com o sofrimento que não desaparece? Alguns cristãos diriam que Deus não quer que sofremos, que necessitamos crer, reclamar as promessas, esperar que as coisas mudem, e fazer tudo que podemos para isso. O problema está que, quando fazemos essas coisas e o sofrimento não termina, (então o que fazer)? Para alguns crentes,estas situações remetem a base da sua fé, e assim tropeçam e caem.

Não construa sobre a areia

Uma das coisas favoritas que gosto de fazer a meus filhos na palavra é construir uma torre de areia e criar tuneis em torno dela para que a água flua. Então eles esperam a maré subir para ver o que acontece. Em primeiro lugar, a água só flui para dentro e ao redor da construção, mas quando as ondas fortes começam a chegar, sua torre colide.
Todos conhecemos a canção da Escola Dominical. "O homem sábio" (inclusive poderíamos recordar as mimicas que vão com as canções!). Tem sentido: não construa uma casa sobre a areia porque não é estável. Não obstante, com quanta freqüência construímos nossa fé sobre a areia? Quantas vezes descansamos em ensinamentos, crenças e inclusive em emoção que se move tão facilmente como a areia com a subida da maré? Nossa fé necessita está posta em algo mais real e solida que o que desejamos e anelamos que aconteça. Necessita depender de algo mais constante e firme que a ultima  moda de sua cultura ou os ensinamentos que não concordam com a Palavra de Deus.

Sua fé necessita estar baseada no caráter de Deus.


A verdade é que talvez nunca saibamos porque nos passa algo ( leiam o livro de Jô, ele nunca escutou o fundo que todos conhecemos). Talvez o fim do nosso sofrimento nunca seja visível para nós. Podemos fazer tudo o que sabemos como fazer e ainda terminar o dia mal.
No entanto, em meio a escuridão, a luz da verdade segue brilhando (João 1:5). Podemos descansar na verdade de quem é Deus e saber, que  embora possamos nunca saber por que perdi um amado ou quando a nossa dor vai acabar ou se a nossa dor será aliviada, nosso Deus é bom, soberano, fiel, justo, santo, misericordioso e misericordioso. "Então o Senhor passou diante dele e proclamou:" O Senhor, o Senhor Deus, compassivo e gracioso, lento para a ira e abundante em misericórdia e verdade "(Êxodo 34: 6).

Isso era o que o profeta Habacuque sabia e a razão pela qual ele poderia dizer: "Embora a figueira não brote nem fruta nem fruta nas vinhas; mesmo que o produto da oliveira esteja faltando, e os campos não produzem alimentos; Mesmo que não haja ovelhas na dobra, e não haja vacas nos estábulos, ainda me alegrarei com o Senhor, regozijarei-me com o Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força; Ele fez meus pés como os dos galhos, e ele me faz andar pelas alturas "(3: 17-19).
Isto era o que David sabia e a razão pela qual ele poderia escrever: "O Senhor é minha luz e minha salvação; Quem temei? O Senhor é a força da minha vida; Quem temei? Quando os malfeitores vieram sobre mim para devorar a minha carne, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Se um exército acampar contra mim, meu coração não temerá; se a guerra se levantar contra mim, apesar disso, ficarei confiante "(Salmo 27: 1-3).
Isso foi o que os filhos de Coré conheciam e a razão pela qual eles poderiam cantar: "Deus é nosso refúgio e força, nossa ajuda inicial nas tribulações. Portanto, não teremos medo, mesmo que a Terra seja submetida a mudanças, e, embora as montanhas deslizem para o fundo dos mares; ainda que suas águas sejam abaladas e suas águas agitem, embora as montanhas tremem com crescente ira "(Salmo 46: 1-3).

Essas passagens revelam um tema comum. Todo mundo tem o suposto "embora". Mesmo que não haja comida, mesmo que um exército venha nos atacar, mesmo que as montanhas caíssem no mar, Deus é a nossa salvação. Como esses autores conheciam Deus e seu caráter, o que quer que acontecesse em suas vidas, eles sabiam que podiam confiar nele. Eles até sabiam disso, embora a coisa mais terrível acontecesse em suas vidas, Deus ainda era Deus.
Nada nos garantirá que a vida será fácil, segura e livre de dor como Jesus disse, "Estas coisas que eu tenho falado com você para que em Mim você possa ter paz. No mundo eles têm tribulação; mas confie, venci o mundo "(João 16:33). Nossa paz não é o resultado de uma vida livre de problemas, mas de nossa união com Cristo. Na verdade, ele não nos prometeu uma vida sem chorar. Não nos diz que, se o seguiremos a nossa vida irá de força a força e todos os nossos sonhos se tornarão realidade. Pelo contrário, diz-nos que enfrentaremos aflições neste mundo. No entanto, também nos chama a ver o quadro geral: Cristo derrotou o mundo; Ele conquistou o pecado e a morte; Ele nos redimiu; É a nossa salvação. A eternidade nos espera.
Alguns de nós viveremos uma vida de sofrimento. Quem sabe contra uma dor crônica (como Paulo). Talvez nunca sejamos livres da  dor, do conflito ou da luta. Se enfrentarmos a esse sofrimento parados sobre a areia, nos afundaremos. Ao contrário, necessitamos estar sobre um terreno firme. Necessitamos conhecer seu caráter. Assim poderemos também dizer como David,"O Senhor é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário