terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ajuda para tomar decisões difíceis


Eu ainda me lembro sentada à mesa da cozinha de minha líder de juventude, no último ano do ensino médio, preocupada em ter que escolher uma faculdade. Um prazo foi se aproximando rapidamente, e eu estava frustrado que Deus não enviou um mensageiro que iria colocar-me fora da minha angústia, dizendo-me qual escolher.


Eu era apaixonada por cumprir a vontade de Deus para minha vida. Eu sabia que ele estava colocando desejos e sonhos no meu coração. Mas eu também pensei alcançar aqueles grandes, enormes, intensos sonhos dependia apena des um pequeno número de grandes, enormes, significativas decisões na minha vida.

E eu era realmente cuidadosa para fazer aquelas grandes decisões em minha vida. Eu não queria fazer a escolha errada em minha vida, o que me levaria para um caminho totalmente diferente, longe, muito longe dos meus sonhos e objetivos. Eu queria um sinal. Algo de Deus que disse: "Escolha este!"


Por que Ele não nos dá uma estrada com marcador celestial ? Por que me sinto como um jogo de adivinhação? Se eu escolher a Porta # 1, poderia ser abençoado? Se eu escolher a Porta # 2,seria
 um tapa na cara com o fracasso e decepção?

Este é um Game Show?

Tornamos as coisas complicadas, não é? Tornamo-nos Gideões, estendendo nosso lã  exigindo ou pedindo a Deus que nos dê um sinal. (Se você não conhece a história de Gideão, verifique-a em Juízes 6). Nós deixamos o stress devorar nosso interior porque nós ainda estamos esperando "a coisa certa" aparecer.

Aguarde. O interior estressados faz soar como a vontade de Deus para nós?

A verdade é que nós não somos concorrentes no game show de Deus. Ele não está pendurado o prêmio de Sua vontade em frente de nós enquanto tentamos comprar uma vogal e resolver o quebra-cabeça. Nós não giramos a  roda e vemos onde nós aterrissamos. Nós não apostamos o nosso dinheiro sob um risco duplo. Deus não nos assiste, perguntando se nós vamos escolher a porta certa.

Deus caminha conosco. Deus abençoa nossa fidelidade. Deus dirige nossos corações quando nós nem sequer percebemos isso. Ele responde as nossas orações, e Ele organiza as coisas boas.

Decisões, decisões

Você está tentando tomar uma decisão que honra a Deus? Você está preso e estressado e por isso não sabe o que fazer? Posso te libertar de agonia desnecessária? É tempo de deixar a verdade assumir o controle.

1. Deus é por você.

Ele mostra compaixão pelos seus filhos. E Ele vai usar você para cumprir Seus propósitos. Isso é um caminho legal. Eu amo  o que este verso diz: "Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.  (Salmos 103:11)


2. Deus não quer que você preso em análise paralisado


Deus quer que nós o procuremos Ele em oração? Sim. Ele quer que nós façamos decisões sérias? Absolutamente. Mas Sua intenção para nós é que não fiquemos tão preso em alguma forma de revelação de Sua vontade para nós. Kevin DeYoung explica isso muito bem em seu livro, Apenas faça algo -Just Do Something-. Ele diz: "obsessão sobre o futuro não é como Deus quer que vivamos, porque nos mostrando o futuro não é o caminho de Deus. Seu caminho é falar-nos nas Escrituras e nos transformar pela renovação de nossas mentes. Seu caminho não é uma bola de cristal. Seu caminho é sabedoria. "

3. A vida é sobre Jesus e não sobre nosso sonho

Esta é a verdade do evangelho. Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa a encontrará "(Mat. 16: 24-25). Se nós preferirmos nos apegar aos nossos próprios sonhos, nós vamos estar muito perdidos e não muito frutíferos. Isso tem que ser a base do nosso pensamento como nós estamos tomando decisões. Uma questão sólida para perguntar: Será que esta escolha  promove a missão de Jesus ou a minha própria?

4. fidelidade diária faz grandes escolhas não tão grande.


Quando olho para trás nos últimos quatro anos da minha vida, eu estou maravilhada ao ver como Deus me conduziu, pouco a pouco. Eu não fiz nada grande. Eu apenas tomei a próximo passo. Como Elisabeth Elliot diria: "Faça a próxima coisa." Seja fiel nas pequenas coisas, as coisas diárias. Como você está seguindo a Deus, amando-O, e conhecêndo-O, o nevoeiro de tomada de decisões pode começar a dissipar.

5. Não subestime a oração e as Escrituras.


Poderia ser presunçoso achar que precisamos de um sinal de Deus quando já temos Sua Palavra? É cheia de sabedoria do alto (Tiago 1). Não irá dizer qual a faculdade  escolher, ou qual cara que você deveria se casar, mas ele vai dizer-lhe sobre a lei de Deus e Sua sabedoria perfeita. Estude-a. Conheça-a. Não apenas para respostas às seus dilemas, mas para um relacionamento mais profundo com Cristo.

Tenho eu dominado esta lista? Nem mesmo perto. Eu estou trabalhando por estas coisas com você.


E, apenas um pontapé, aqui vai uma ajuda de bônus em seu processo de tomada de decisão.

Tim Challies escreveu um ótimo texto chamado "Por que decisões  decisões é tão difícil."  É um tipo de soco no rosto com toda variedade de repreensão.
Solte a válvula de pressão da perfeição. Verdade. Apenas pare de tentar tomar a decisão perfeita.Tome boas, piedosas decisões.
Assuma alguns riscos! Claro, não abandone a sabedoria, mas não tenha medo de tentar coisas grandes, especialmente se essa vontade vai promover o Reino.
Faça isso: leia o livro de Kevin DeYoung Just Do Something.( Apenas faça algo). Eu sou um grande fã. Eu espero que o ajude como ele me ajudou!
Memorize e ore o Salmo 138. O Senhor cumprirá o seu propósito para você. Busque Ele!

Qual tipo de decisões que você está trabalhando inteiramente? Você está trabalhando através de dúvidas e medos? Como Deus está mostrando sua fidelidade para com você?

Autora: Samantha Loucks
Tradução: Kesley Siqueira


P.S Eu não li o livro recomendado pela autora, mas achei pertinente as observações e o texto como todo traz edificação. Espero que Deus abençoe a quem ler o texto.

Original em inglês http://www.liesyoungwomenbelieve.com/help-for-making-hard-decisions/

Nenhum comentário:

Postar um comentário