sexta-feira, 24 de agosto de 2018

É mal perseguir a beleza física?

Resultado de imagem para tumblr se maquiando
Imagem tumblr

Como mulheres todas queremos ser belas e nossa cultura nos leva a perseguir esta beleza de muitas maneiras.
Há tantas vozes que se levantam ao nosso redor dizendo como devemos olhar, qual deve ser nosso valor, como devemos agir, e a abraçamos sem se quer darmos conta. Elas nos controlam. Porque nossa cultura permeia, nos seduz, nos dirige, e faz isto através de muito meios: usa filmes, revistas, redes sociais e tantas maneiras que não imaginamos.
Estamos totalmente influenciadas por rotinas de exercícios, de dietas, pela vida de tantas pessoas que não conhecemos mas impactam nossas vidas: artistas, atores, como comem, como vivem, o que fazem em busca de uma beleza eterna, de uma vida perfeita e acreditamos em suas vidas e se-s métodos. O pior é que nós o desejamos.
Hoje não somente buscamos parecer lindas mas também vivemos uma época de beleza digital. Cada foto é manipulada, mudada, retocada e ao final é uma imagem perfeita que sobe as redes sociais, com pele impecável, sem linhas de expressão, sem gordura no corpo, sem fio ruim no cabelo, com os dentes mais perfeitos e brancos que um sorriso pode ter.
É uma competição que nunca viveram as mulheres que nos precederam! O ideal de beleza é agora mais impossível de alcançar do que antes
Então, imagine a pressão que as mulheres enfrentam, especialmente as mais jovens. Toda capa que você vê e que é manipulada digitalmente. Não é uma beleza natural, é retocada, mas exerce enorme pressão sobre nós. Talvez você não reconheça ou perceba isso, mas você foi influenciado por isso em como se veste, acende, faz as pazes e as compra.
Por esta razão hoje muitas mulheres recorrem a anorexia, bulimia, e cirurgias plásticas para conseguir o que veem nas capas. Muitas jovens pedem de presente de 15 anos cirurgias plásticas, porque desde tão cedo como esta idade a pressão as leva a buscar parecer como um padrão. Obcecada por beleza impossível de alcançar.
Sabe que nos move a isto? É importante sabe-lo, a razão é que cremos que esta beleza nos dará o amor, o apoio, o valor, a felicidade, a popularidade e o sucesso. Seremos desejadas e seguras. Seremos influentes e isto é uma mentira. Uma vez mais Santanás que é pai da mentira quer nos levar a morte com isto.
A beleza promete algo que não dura, que é temporal, como sua respiração que desaparece.
Enganosa é a graça e vão a beleza, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Prov. 31:30. Somente a verdade de Deus nos deixa livres.
Que deve perseguir uma mulher que teme a Deus? É mal buscar a beleza física? 1Pe. 3:3-4 que o teu adorno não seja o externo sem o interno.
Mathew Henry em seu comentário traz muita luz sobre este texto. Nos falam de abuso de perolas e oro em aqueles dias. Deus não proíbe o uso destas coisas, mas sim de colocar o coração nessas coisas e estar preocupadas por elas. Não está mal maquiar-se e ficar bonita. A Sulamita se adornava, como a mulher de provérbios 31 e Sara é exemplo de uma mulher formosa ainda em idade avançada. É a preocupação ou obsessão por estas coisas que não nos é permitido.
Como os filhos de Isacar, nós devemos ser entendidas no tempo que vivemos. Fomos chamadas a viver em uma cultura sem que elas nos controle, nos imponha seus padrões a nós, isto é viver contra cultura e ao fazê-lo não deixar de ser atraente, Cristo nos define, não a cultura e suas formas.

Faça isso internamente

Reflita sobre este tema e como vê sua influência em sua vida. Pode compartilhar conosco?
Baseada no livro Beleza Verdadeira de Carolyn e Nicole Witacre. Editorial Poiema.

Autora: Elab Ordeix de Reyes
Tradução: Kesley Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário