sexta-feira, 13 de julho de 2018

Deveríamos dizer em nossas orações: é a Sua Vontade ?


Deveríamos dizer em nossas orações: Se é Tua Vontade”?


Para minha grande angustia, às vezes escuto que as pessoas dizem, em seu zelo pelo fervor e a eficácia da oração, que em nossos pedidos de oração nunca devemos dizer: Se é tua vontade”. Alguns inclusive dizem que é um ato de incredulidade agregar essas palavras, esses termos condicionais, a nossas orações. Hoje nos dizem que com uma fé ousado devemos “declará-lo e reclamá-lo”.

Quem sabe deveria ser mais medido em minha resposta a esta tendência, mas não posso pensar em nada mais que não seja no ensino de Cristo. Venhamos a presença de Deus com coragem, mas nunca com arrogância. Sim, podemos nomear e reivindicar aquelas coisas que Deus claramente prometeu nas Escrituras. Por exemplo, podemos reivindicar a certeza de que receberemos perdão se confessamos nossos pecados para Ele porque Ele promete. Mas quando se trata de obter um aumento, comprar uma casa ou ser curado de uma enfermidade, Deus não tem feito esse tipo de promessas especificas em nenhuma parte da Escritura, por isso não temos liberdade para “declará-lo e reivindicá-lo”


Quando nos apresentamos diante de Deus, devemos recordar dos fatos simples: quem é Ele, e quem somos nós. Devemos nos recordar que estamos falando com o Rei, e Soberano, e Criador, mas nós somos as criaturas. Se mantivermos essas verdades em mente, oraremos educadamente. Diremos: “Com sua permissão”, como desejas, “se desejas”  e assim sucessivamente. Essa é a forma que nos aproximamos diante de Deus. Dizer que manifestamos incredulidade ou uma fé fraca quando dizemos a Deus: “Se é tua vontade” é difamar o próprio Filho que orou o Pai Nosso.

Afinal, foi Jesus quem, em seu momento de maior paixão, orou sobre a vontade de Deus. Em seu evangelho, Lucas nos conta o que aconteceu imediatamente após a última ceia:

Deixando Jesus, ele foi, como de costume, em direção ao Monte das Oliveiras; e os discípulos também o seguiram. Quando chegou ao local, disse-lhes: 'Orem para que não entrem em tentação'. E ele partiu deles como um tiro de pedra e, caindo de joelhos, orou, dizendo: 'Pai, se é da tua vontade, tira este cálice de mim; mas não a minha vontade seja feita, mas a sua. Então um anjo do céu apareceu, fortalecendo-o. E estando em agonia, ele orou com grande fervor; e o seu suor tornou-se como espessas gotas de sangue, caindo sobre a terra ", Lucas 22: 39-44


É importante ver o que Jesus ora aqui. Ele diz: Não se faça a minha vontade, sim a tua. Jesus não estava dizendo: Não quero ser obediente”, ou “me nego a submeter-me”. Jesus estava dizendo: Pai, se houver alguma outra maneira, sem que os fatores mudem, preferiria não ter que fazê-lo desta maneira.

O que está colocado diante de mim é mais espantoso do que eu possa pensar. Estou entrando em minha grande paixão e estou aterrorizado, mas se isto é o que queres, isto é o que farei. Não seja feito a minha vontade, mas sim a Tua Vontade, porque minha vontade é fazer a Sua Vontade. Também quero que notem o que aconteceu depois de que Jesus orou. Lucas nos disse que um anjo veio e o fortaleceu. O anjo foi o mensageiro de Deus. O vinho do céu com a resposta do Pai a oração de Jesus. E a resposta foi: Deves beber a taça”


A verdadeira oração de fé é a oração que confia em Deus sem importar se a resposta é sim ou não.


Isto é o que significa orar para que se faça a Vontade de Deus. É a mais alta expressão de fé ao submeter-se a soberania de Deus. A verdadeira oração de fé é a oração que confia em Deus sem importar se a resposta é sim ou não. Não se necessita fé para “reivindicar”, como um ladrão, algo que não é nosso. Devemos vir a Deus e dizer-lhe o que queremos, mas devemos confiar Nele, para que nos dê a resposta que seja melhor para nós. Isso é o que fez Jesus.


Devido ao que Lucas nos disse que o Pai enviou um anjo para fortalecer a seu Filho, eu creio que a agonia na alma de Jesus se aliviou, porém, quando chegou um anjo para dar-lhe força, vindo um aumento na agonia de Cristo, um aumento tão profundo que começou a suar tão profundamente que era “como grandes gotas de sangue”. Parece em um sermão sobre Lucas 22:44, Jonathan Edwards disse que este aumento na agonia de Jesus era porque ele percebeu plenamente qual era a vontade de Deus para Ele em sua paixão. Ele tinha ido ao jardim com medo de ter que beber o copo. Uma vez que ele sabia que a vontade de Deus realmente era beber dela, ela tinha um novo medo: que ela não poderia fazer isso. Em outras palavras, Jesus estava agonizando porque ele não queria ser uma completa e perfeita obediência à vontade de Deus.


Mas o fez. Bebeu a ultima taça até a última gota. E ao fazê-lo, Jesus não nos deu somente palavras para mostrar-nos como orar; Ele nos deu sua vida como um exemplo de oração, para que a vontade de Deus se faça na terra como no céu.

Autor: R. C. Sproul
Tradução: Kesley Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário